Relações com
Investidores

Conselho, Comitês e Diretoria

Conselho de Administração

Nome Cargo
Norberto Whitaker Sobral Jannuzzi
Presidente

Formado em administração de negócios pela University of Bath, em 2003. Realizou como pós graduação, o Executive Education for Fast Growing Companies, Business Administration and Management General, na Stanford University Graduate School of Business. Possui ampla experiência profissional, tendo participado do Conselho de Administração de grandes empresas como Natulab Group (desde 2013), Farmácias Independente (desde 2016, Vincula (desde 2017). Desde 2011, vem exercendo diversos cargos no Patria Investimentos, dentre os quais: Vice Presidente de Private Equity (2011 a 2012), Diretor de Private Equity (2012 a 2016) Administrador do Portfolio de Healthcare (2016 a 2019) e, em 2019, passou a ser sócio.

José Roberto Ferraz
Membro

J.R. Ferraz tem 32 anos de experiência internacional em organizações líderes do setor de saúde em uma variedade de segmentos, como Cirurgia, Farmacêutica Especializada, Comércio Eletrônico e Varejo OTC. Ele ocupou cargos executivos sênior na Livanova plc, Nestle Health e Johnson & Johnson e teve experiências em conselhos no Brasil e internacionalmente. J.R. é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing e Finanças Internacionais, ambos com menção honrosa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Lia Ferrua
Membro

A Sra. Lia, é graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. É atualmente Diretora de M&A do Grupo Elfa. Antes disso, Ferrua trabalhou como Diretora de Private Equity no Patria Investimentos, Diretora Financeira da Vincula e também atuou na equipe de investimentos de Private Equity do Patria e como membro da equipe de M&A da DASA (Diagnósticos da América S/A). Antes de ingressar no Patria, em 2004, trabalhou no Macquarie Bank e na Natura, uma das maiores empresas brasileiras de cosméticos.

Maria Regina Ferreira Navarro
Membro Independente

Graduada em ciências biomédicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (1977), com pós graduações em administração de negócios pela FGV (1996) e Smith College (2002). Possui ampla experiência profissional, tendo exercido os cargos de Assistente de Pesquisa e Desenvolvimento/Supervisor Garantia e Qualidade (1978 a 1988), Assessoria Técnica a Mercado (1988 a 1989), Representante técnico de vendas (1992 a 1994) Gerente de Desenvolvimento de mercado (1995 a 1997), Diretor de Unidade de Negócios (1997 a 1999), Diretor de Negócios Corporativos (2000 a 2002), Vice Presidente Regional (2003 a 2011), Conselheira Presidente do Setor de produtos médico-hospitalares (2007 a 2013) e Vice-Presidente Sênior (2012 a 2014) na Johnson & Johnson, acumulando 35 anos de experiência na referida empresa. Bem como exerceu o cargo de Presidente do Conselho Curador da Fundação Robert Wood Johnson (2010 a 2020), membro do Conselho Consultivo da Great Place to Work Brasil (desde 2014) e membro de Comissão de Governança Corporativa em Saúde no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (desde 2014). A Sra. Maria Regina é conselheira independente, eleita de acordo com os critérios de independência estabelecidos no art. 16, parágrafo primeiro do Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3, no Regimento Interno do Conselho de Administração e no Estatuto Social.

Ricardo Pelegrini
Membro Independente

Graduado em Administração de empresas pela FASP – Faculdades Associadas de São Paulo (1987), com pós graduação em Marketing pela FGV (1992) e pela Columbia University in the City of New York (1995), bem como realizou o Advanced Management Program da Harvard Business School (2017). Possui ampla experiência profissional, tendo exercido os cargos de Diretor de pequenos e médios negócios (2002), Vice Presidente Financeiro da América Latina (2002 a 2005), Administrador Geral GTS da Italia (2006 a 2007), Administrador Geral nacional (2007 a 2012), Vice Presidente das indústrias de mercados emergentes (2012 a 2014), Administrador Geral da América Latina (2014 a 2017) na IBM, acumulando 29 anos de experiência na referida empresa. Atualmente, exerce o cargo de CEO & Co-Fundador da Quantum4 Innovation Solutions (desde 2017).

Diretoria Estatutária

Nome Cargo
José Roberto Ferraz
CEO

J.R. Ferraz tem 32 anos de experiência internacional em organizações líderes do setor de saúde em uma variedade de segmentos, como Cirurgia, Farmacêutica Especializada, Comércio Eletrônico e Varejo OTC. Ele ocupou cargos executivos sênior na Livanova plc, Nestle Health e Johnson & Johnson e teve experiências em conselhos no Brasil e internacionalmente. J.R. é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing e Finanças Internacionais, ambos com menção honrosa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rafael Moisés Franco Pereira da Costa
CFO e IRO

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Elfa. Executivo com 20 anos de experiência profissional, sendo 15 anos de Patria (Private Equity e Infraestrutura) e 6 anos de Citibank (Risco de Crédito Corporate). Formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, é, também, diretor de Investimentos em saúde no Patria Private Equity. Previamente à sua posição atual, liderou a área de M&A da Elfa e da Opersan Resíduos, além de já ter liderado times de investimentos do Patria Infraestrutura nos setores de saneamento, energia e óleo e gás.

 

Frederico Lopes Dias
CHRO

Graduado em administração pela PUC – MG  e com pós graduação em finanças e controladoria pela Fundação Dom Cabral. Possui ampla experiência profissional, com formação multidisciplinar em Recursos Humanos, Planejamento, Vendas e Projetos e experiência internacional em Recursos Humanos, com foco na implantação de princípios da cultura organizacional, valorização do ambiente corporativo, engajamento, implementação de programas de excelência e processos de gestão. Tendo atuado com Gerente Corporativo de Recursos Humanos na Diageo (2012-2013) e na C&A (2013-2015), Diretor de Recursos Humanos no Carrefour (2015 – 2017) e GPA (2017-2021). Atualmente, exerce o cargo de CHRO na Elfa Medicamentos desde outubro de 2021.

Marcelo Augusto Machado Arantes
COO

Marcelo Arantes é Engenheiro e possui MBA em Finanças pela Saint Mary’s University, no Canadá e Pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV. Possui sólida trajetória em posições de liderança em empresas como Leroy Merlin Brasil, Grupo Pão de Açúcar, LATAM Airlines Group, TAM Linhas Aéreas, Login Logística Intermodal, América Latina Logística (ALL) e Ambev, com ênfase nas áreas do espectro da Cadeia de Suprimentos, tendo atuado nos setores industrial, nos quatro modais de transporte (aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário) e no varejo. Possui Certificação Black Belt, com ampla experiência na condução de projetos de startup de linhas de produção e melhoria de produtividade.

Comitê de Auditoria Não-Estatutário

Nome Cargo
Giulia Carla Scalercio
Coordenadora

Giulia Scalercio, é administradora e contadora (CRC ativo), formada pela Universidade Paulista, membro do IIA (Instituto dos Auditores Internos do Brasil) e da SCCE (Society of Corporate Compliance and Ethics). Executiva com 30 anos de experiência em Auditoria, Compliance e Prevenção a Fraude, atuando em empresas como a PwC, Unilever, Danone, Syngenta e Embraer (certificação pelo D.O.J – Department of Justice of USA).  Atualmente ocupa a posição de Diretora em Gestão & Transformação, atuando junto as investidas do Pátria Investimentos no Brasil e suas subsidiárias no exterior. Dentro do Pátria Investimentos também é responsável pela validação dos controles do Canal de denúncias, apoiando e realizando investigações internas.

Daniel Nascimento
Membro

Daniel Nascimento, contador (CRC ativo), Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FIPECAFI, MBA em Controladoria e Finanças pela FGV/SP, Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC e Diretor de Fusões e Aquisições da ANEFAC/SP (mandato 2021-2022). Executivo com mais de 25 anos de experiência na área de Controladoria em empresas brasileiras de capital aberto listadas no Brasil e nos USA (Suzano, Ambev e Braskem), com elevado nível de Governança Corporativa em ambiente SOX.
Atuando na área de Value Creation de Finanças do Patria junto as investidas dos Fundos de Private Equity nos segmentos de saúde, varejo alimentar, industrial, agronegócios, distribuição, entre outros, e nos Fundos de Infraestrutura nos segmentos de energia, rodovias, telecomunicação, entre outros, em busca da melhoria continua dos processos financeiros e otimização dos recursos, além de prover suporte técnico nas transações de M&A, IPO, implementação SOX, captações financeiras estruturadas e no relacionamento com as firmas de auditoria externa e consultores externos. Complementa sua experiência a gestão do Centro de Serviços Compartilhados com as áreas de Patrimônio e Imobiliária (Florestal), compliance Fiscal, Contas a Pagar e Receber, Crédito e Cobrança e a atuação como membro de Comitê de Auditoria e em Conselhos Fiscais.

Maria Regina Ferreira Navarro
Membro

Graduada em ciências biomédicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (1977), com pós graduações em administração de negócios pela FGV (1996) e Smith College (2002). Possui ampla experiência profissional, tendo exercido os cargos de Assistente de Pesquisa e Desenvolvimento/Supervisor Garantia e Qualidade (1978 a 1988), Assessoria Técnica a Mercado (1988 a 1989), Representante técnico de vendas (1992 a 1994) Gerente de Desenvolvimento de mercado (1995 a 1997), Diretor de Unidade de Negócios (1997 a 1999), Diretor de Negócios Corporativos (2000 a 2002), Vice Presidente Regional (2003 a 2011), Conselheira Presidente do Setor de produtos médico-hospitalares (2007 a 2013) e Vice-Presidente Sênior (2012 a 2014) na Johnson & Johnson, acumulando 35 anos de experiência na referida empresa. Bem como exerceu o cargo de Presidente do Conselho Curador da Fundação Robert Wood Johnson (2010 a 2020), membro do Conselho Consultivo da Great Place to Work Brasil (desde 2014) e membro de Comissão de Governança Corporativa em Saúde no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (desde 2014). A Sra. Maria Regina é conselheira independente, eleita de acordo com os critérios de independência estabelecidos no art. 16, parágrafo primeiro do Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3, no Regimento Interno do Conselho de Administração e no Estatuto Social.

Comitê de Riscos e Compliance

Nome Cargo
Lilian Cristina Pacheco Lira
Coordenador

É advogada, pós Graduada em Direito Empresarial pela FGV e LLM em Direito Societário pelo INSPER. Atualmente, é responsável pela Gestão de Riscos e Compliance e Coordenadora dos Comitês de Riscos de diversas empresas nos setores de saúde, agronegócios, food&baverage, dentre outros segmentos no Brasil e na Colômbia. Foi Presidente da Comissão de Estudos das Relações de Trabalho da Área da Saúde da OAB/SSP no período de 2015 à 2019 e também foi Coordenadora da Câmara Jurídica da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica – ABRAMED no período de 2010 à 2017. Tem experiência como Diretora Jurídica, Gestão de Riscos e Compliance em Companhia de Capital Aberto listada no Novo Mercado. É sócia do escritório de advocacia Lira Advogados e não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor.

Rafael Moisés Franco Pereira da Costa
Membro

Executivo com 20 anos de experiência profissional, sendo 15 anos de Patria (Private Equity e Infraestrutura) e 6 anos de Citibank (Risco de Crédito Corporate). Formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, é, também, diretor de Investimentos em saúde no Patria Private Equity. Previamente à sua posição atual, liderou a área de M&A da Elfa e da Opersan Resíduos, além de já ter liderado times de investimentos do Patria Infraestrutura nos setores de saneamento, energia e óleo e gás.

José Roberto Ferraz
Membro

J.R. Ferraz tem 32 anos de experiência internacional em organizações líderes do setor de saúde em uma variedade de segmentos, como Cirurgia, Farmacêutica Especializada, Comércio Eletrônico e Varejo OTC. Ele ocupou cargos executivos sênior na Livanova plc, Nestle Health e Johnson & Johnson e teve experiências em conselhos no Brasil e internacionalmente. J.R. é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing e Finanças Internacionais, ambos com menção honrosa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Marcelo Chiari Pratini
Membro

Marcelo Pratini é advogado, formado em Direito pela Faculdade Milton Campos, com LLM em Direito Societário pelo INSPER e Master em Direito Penal Empresarial pela Universidade Luiss Guido Carli (Roma, Itália). Possui ampla experiência profissional, tendo passado por escritórios como Paulo André Rohrmann Advogados Associados (Belo Horizonte, MG), Ariosvaldo Campos Pires Advogados (Belo Horizonte, MG) e Macchi di Cellere Gangemi (Roma, Itália). Antes de se juntar à Elfa, atuava como advogado associado no escritório Lefosse Advogados (São Paulo, SP).

Marcelo Augusto Machado Arantes
Membro

Marcelo Arantes é Engenheiro e possui MBA em Finanças pela Saint Mary’s University, no Canadá e Pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV. Possui sólida trajetória em posições de liderança em empresas como Leroy Merlin Brasil, Grupo Pão de Açúcar, LATAM Airlines Group, TAM Linhas Aéreas, Login Logística Intermodal, América Latina Logística (ALL) e Ambev, com ênfase nas áreas do espectro da Cadeia de Suprimentos, tendo atuado nos setores industrial, nos quatro modais de transporte (aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário) e no varejo. Possui Certificação Black Belt, com ampla experiência na condução de projetos de startup de linhas de produção e melhoria de produtividade.

Comitê de Ética

Nome Cargo
José Roberto Ferraz
Presidente

J.R. Ferraz tem 32 anos de experiência internacional em organizações líderes do setor de saúde em uma variedade de segmentos, como Cirurgia, Farmacêutica Especializada, Comércio Eletrônico e Varejo OTC. Ele ocupou cargos executivos sênior na Livanova plc, Nestle Health e Johnson & Johnson e teve experiências em conselhos no Brasil e internacionalmente. J.R. é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing e Finanças Internacionais, ambos com menção honrosa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Frederico Lopes Dias
Membro

Graduado em administração pela PUC – MG  e com pós graduação em finanças e controladoria pela Fundação Dom Cabral. Possui ampla experiência profissional, com formação multidisciplinar em Recursos Humanos, Planejamento, Vendas e Projetos e experiência internacional em Recursos Humanos, com foco na implantação de princípios da cultura organizacional, valorização do ambiente corporativo, engajamento, implementação de programas de excelência e processos de gestão. Tendo atuado com Gerente Corporativo de Recursos Humanos na Diageo (2012-2013) e na C&A (2013-2015), Diretor de Recursos Humanos no Carrefour (2015 – 2017) e GPA (2017-2021). Atualmente, exerce o cargo de CHRO na Elfa Medicamentos desde outubro de 2021.

Giulia Carla Scalercio
Membro

Giulia Scalercio, é administradora e contadora (CRC ativo), formada pela Universidade Paulista, membro do IIA (Instituto dos Auditores Internos do Brasil) e da SCCE (Society of Corporate Compliance and Ethics). Executiva com 30 anos de experiência em Auditoria, Compliance e Prevenção a Fraude, atuando em empresas como a PwC, Unilever, Danone, Syngenta e Embraer (certificação pelo D.O.J – Department of Justice of USA).  Atualmente ocupa a posição de Diretora em Gestão & Transformação, atuando junto as investidas do Pátria Investimentos no Brasil e suas subsidiárias no exterior. Dentro do Pátria Investimentos também é responsável pela validação dos controles do Canal de denúncias, apoiando e realizando investigações internas.

Marcelo Chiari Pratini
Membro

Marcelo Pratini é advogado, formado em Direito pela Faculdade Milton Campos, com LLM em Direito Societário pelo INSPER e Master em Direito Penal Empresarial pela Universidade Luiss Guido Carli (Roma, Itália). Possui ampla experiência profissional, tendo passado por escritórios como Paulo André Rohrmann Advogados Associados (Belo Horizonte, MG), Ariosvaldo Campos Pires Advogados (Belo Horizonte, MG) e Macchi di Cellere Gangemi (Roma, Itália). Antes de se juntar à Elfa, atuava como advogado associado no escritório Lefosse Advogados (São Paulo, SP).

Comitê de Gente e Remuneração

Nome Cargo
Frederico Lopes Dias
Coordenador

Graduado em administração pela PUC – MG  e com pós graduação em finanças e controladoria pela Fundação Dom Cabral. Possui ampla experiência profissional, com formação multidisciplinar em Recursos Humanos, Planejamento, Vendas e Projetos e experiência internacional em Recursos Humanos, com foco na implantação de princípios da cultura organizacional, valorização do ambiente corporativo, engajamento, implementação de programas de excelência e processos de gestão. Tendo atuado com Gerente Corporativo de Recursos Humanos na Diageo (2012-2013) e na C&A (2013-2015), Diretor de Recursos Humanos no Carrefour (2015 – 2017) e GPA (2017-2021). Atualmente, exerce o cargo de CHRO na Elfa Medicamentos desde outubro de 2021.

Aline Sueth da Silva Meijinhos
Membro

Aline atualmente trabalha na Patria Investimentos como Diretora de RH / Private Equity. Trabalhou por 15 anos (1999-2015) no grupo Ab-inbev, principalmente como parte da equipe executiva de gestão de pessoas e melhoria da qualidade no Brasil, atuando em diversas áreas de RH e qualidade total, em vários estados. Destacou-se por fazer parte da equipe que desenvolveu as ferramentas de gestão de desempenho empresarial da Ab-inbev (Programa de Excelência), cujas ferramentas hoje conhecidas como VPO (Voyager Plant Optimization) foram disseminadas mundialmente. Possui expertise em relações sindicais. Trabalhou por 6 anos (2015-2021) na Elfa, liderou o processo de transformação da empresa após sua aquisição pela Pátria, implementando a gestão sistemática, a Universidade Corporativa e OBZ (orçamento base zero).

José Roberto Ferraz
Membro

J.R. Ferraz tem 32 anos de experiência internacional em organizações líderes do setor de saúde em uma variedade de segmentos, como Cirurgia, Farmacêutica Especializada, Comércio Eletrônico e Varejo OTC. Ele ocupou cargos executivos sênior na Livanova plc, Nestle Health e Johnson & Johnson e teve experiências em conselhos no Brasil e internacionalmente. J.R. é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing e Finanças Internacionais, ambos com menção honrosa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Maria Regina Ferreira Navarro
Membro

Graduada em ciências biomédicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (1977), com pós graduações em administração de negócios pela FGV (1996) e Smith College (2002). Possui ampla experiência profissional, tendo exercido os cargos de Assistente de Pesquisa e Desenvolvimento/Supervisor Garantia e Qualidade (1978 a 1988), Assessoria Técnica a Mercado (1988 a 1989), Representante técnico de vendas (1992 a 1994) Gerente de Desenvolvimento de mercado (1995 a 1997), Diretor de Unidade de Negócios (1997 a 1999), Diretor de Negócios Corporativos (2000 a 2002), Vice Presidente Regional (2003 a 2011), Conselheira Presidente do Setor de produtos médico-hospitalares (2007 a 2013) e Vice-Presidente Sênior (2012 a 2014) na Johnson & Johnson, acumulando 35 anos de experiência na referida empresa. Bem como exerceu o cargo de Presidente do Conselho Curador da Fundação Robert Wood Johnson (2010 a 2020), membro do Conselho Consultivo da Great Place to Work Brasil (desde 2014) e membro de Comissão de Governança Corporativa em Saúde no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (desde 2014). A Sra. Maria Regina é conselheira independente, eleita de acordo com os critérios de independência estabelecidos no art. 16, parágrafo primeiro do Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3, no Regimento Interno do Conselho de Administração e no Estatuto Social.

Comitê de Inovação e Transformação Digital

Nome Cargo
Rafael Crema Tobara
Coordenador

Rafael Crema Tobara. Formado em Tecnologia e com MBAs em Gestão de Projetos na FIAP (2009) e em Gestão Empresarial na FGV (2012), além de Imersão no Vale do Silício – São Francisco EUA, Jornada Cloud Microsoft – Seatle EUA e curso de Transformação Digital e Cloud AWS – Seatle EUA. Possui ampla experiência profissional com mais de 21 anos de trabalho na área de tecnologia, tendo exercido os cargos de Diretor de Tecnologia e Digital na Sapore S.A. (2019 a 2020), Advisor da startup CVM Solutions (2019 a 2020), Head de Negócios Digitais e Analytics na Duratex (2015 – 2019), Head de Desenvolvimento de Sistemas no Grupo LTM (2014 – 2015), Head de Produto na Prismah (2013 – 2014), Gerente de Projetos na GetNet (2013 – 2012), Gerente de Projetos na Redecard (2009 – 2011), e Líder Técnico no Grupo Honda (2006 – 2009). Atualmente ainda é membro do conselho assessor do CIONET, membro do conselho de CIOs LATAM da Microsoft, membro do Comitê Estratégico de TI da Amcham – Câmara Americana de Comércio, investidor e advisor da startup LinkApi Solutions, e mentor de startups do programa de aceleração da Vedacit.

Ricardo Pelegrini
Membro

Graduado em Administração de empresas pela FASP – Faculdades Associadas de São Paulo (1987), com pós graduação em Marketing pela FGV (1992) e pela Columbia University in the City of New York (1995), bem como realizou o Advanced Management Program da Harvard Business School (2017). Possui ampla experiência profissional, tendo exercido os cargos de Diretor de pequenos e médios negócios (2002), Vice Presidente Financeiro da América Latina (2002 a 2005), Administrador Geral GTS da Italia (2006 a 2007), Administrador Geral nacional (2007 a 2012), Vice Presidente das indústrias de mercados emergentes (2012 a 2014), Administrador Geral da América Latina (2014 a 2017) na IBM, acumulando 29 anos de experiência na referida empresa. Atualmente, exerce o cargo de CEO & Co-Fundadora da Quantum4 Innovation Solutions (desde 2017).